top of page

O que pode ser uma dor nas costas?

  • 21 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

A dor na coluna atinge 90% das pessoas em algum momento da vida, sendo um problema extremamente comum e frequente na clínica médica e de fisioterapia.

Mas o que pode ser uma dor na coluna?


Na grande maioria das vezes, a dor na coluna é benigna, visto que cerca de 85 a 90% dos pacientes com queixa de dor nas costas não apresentam causa conhecida que justifique a dor (hérnia de disco, câncer, fratura, infecção). Então saiba que mesmo que você tenha feito um exame de imagem (ressonância magnética) onde apareceu desgaste na coluna, hérnia extrusa, bico de papagaio ou mesmo que você sinta a coluna travar, acalme-se!

Um fisioterapeuta capacitado e especializado em coluna poderá te ajudar a descobrir se o que apareceu no exame tem relação ou não com as suas dores. Em muitos casos, as alterações vistas no exame de imagem não têm relação com os sintomas do paciente e são erroneamente indicadas como causadoras dos sintomas.


Por um lado, se você apresenta: falta de força que está piorando nos braços e pernas, muita dor durante a noite, se você teve febre recentemente e junto começou a ter dor na costas, se você percebeu sangue na urina e/ou nas fezes, você deve procurar atendimento médico com urgência.


Além do mais, se você tem dor nas costas (pescoço, região torácica/dorsal e/ou lombar), e mesmo que a dor vá para um dos braços ou uma das pernas, você terá mais benefício em consultar um fisioterapêutica antes mesmo de fazer um exame de imagem.

Através da avaliação física detalhada somada ao relato da história dos sintomas, conseguimos verificar com bastante certeza se há ou não necessidade de fazer exames (menos de 10 % dos pacientes precisam). Diversos estudos apontam que paciente que procuram auxílio de um fisioterapeuta resolvem o problema de forma mais rápida e mais efetiva, economizando tempo e dinheiro.




Texto redigido pela fisioterapeuta Patrícia Montes, diretora-técnica da Vertical de Dor da Clínica Linear.




Comments


bottom of page