ISIS NAVARRO
Fisioterapeuta | CREFITO 5 155813-F
Tratamento integral para pessoas com Escoliose
Entre em contato:
Você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp ou ligação telefônica. Acima está minha conta no Instagram, onde frequentemente compartiho informações sobre Escoliose.
A Clínica Linear possui sede e equipe dedicada exclusivamente ao tratamento da escoliose em:
Porto Alegre, Fortaleza e Florianópolis
Atendemos por teleconsulta
Não trabalhamos com convênios
Prazer, sou a Dra. Isis Navarro, Diretora Técnica da Vertical de Tratamento da Escoliose da Clínica Linear. Dedico a minha vida ao estudo e ao tratamento não cirúrgico da escoliose.
Nesta equipe, tratamos exclusivamente pacientes com escoliose. Como profissional e pesquisadora, vejo que essa dedicação específica torna a equipe mais qualificada, alcançando resultados ainda melhores.
No tratamento, todos na Vertical de Tratamento da Escoliose da Clínica Linear utilizamos a Abordagem SEAS, método italiando, desenvolvido pelo Instituto Científico Italiano da Coluna - ISICO, do qual tenho orgulho de ser a única instrutora oficial no Brasil.
Se você ou seu filho(a) recebeu o diagnóstico de Escoliose, nós podemos te ajudar. Evitar a necessidade de tratamento cirúrgico da Escoliose, impedir a progressão da curva e obter ganhos estéticos e de qualidade de vida são a prioridade do nosso trabalho.
Abaixo eu te explico melhor como é feita a avaliação do paciente com Escoliose e as técnicas que utilizamos para o Tratamento Não Cirúrgico da Escoliose, também conhecido como Tratamento conservador da Escoliose.
Acesse também esses dois links para informações mais aprofundadas:
No final da página também há um vídeo explicativo sobre o tratamento, assista!
Se o caso indicar a utilização de colete, confeccionamos na Linear, com nossos parceiros, Dr. Leonardo Grandi e Dr. Aleksandro Pontes, do Centro Ortopédico, coletes tipo Rigo-Cheneau.
Ainda, para casos mais delicados, contamos com a parceria do Dr. Samuel Conrad, atual coordenador o Serviço de cirurgia de coluna pediátrica do Hospital Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre/RS, e do Dr. Réjelos Lira, Especialista em Coluna Vertebral, membro da Soc. Bras. de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Coluna, que atendem conosco, lado a lado com os fisioterapeutas e ortesistas, para trazer o melhor tratamento e a melhor forma de comunicação aos nossos pacientes.
Somos organizadores do Congresso Brasileiro de Escoliose, onde reunimos os maiores nomes nacionais e internacionais sobre o tema, acadêmicos aprensetam seus trabalhos e famílias compartilham suas histórias. Não participou? A última edição foi online e ainda está disponível para acesso. Conheça: www.doity.com.br/2cbe
Entre em contato com a Linear:
AVALIAÇÃO E TÉCNICAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO DA ESCOLIOSE
Avaliação
Aqui na Clínica Linear oferecemos um tratamento integrado multiprofissional, o paciente é avaliado por médico e fisioterapeuta juntos, e essa abordagem melhora muito os resultados com a adesão ao uso do colete, a prática dos exercícios em casa e reduzem a chance de ocorrência de dor.
Técnicas
O tratamento fisioterapêutico específico para escoliose que utilizamos tem referência internacional e é realizado através da escola italiana SEAS (Scientific Exercise Approach to Scoliosis) e seguimos as recomendações da SOSORT (Society on Scoliosis Orthopaedic Rehabilitation Treatment) e SRS (Scoliosis Research Society), as mais importantes entidades do mundo sobre o tratamento da escoliose.
A escoliose pode ser classificada de acordo com
a idade do paciente, o tamanho e a localização da curva:
POR IDADE
De 0 a 2 anos (infantil);
De 3 a 9 anos (juvenil);
De 10 a 17 anos (adolescente);
Acima de 18 anos (adulto).
POR TAMANHO
A classificação angular é determinada pelo tamanho da curva medido em graus (Cobb) no exame de Raios-X.
LEVES: curvas de até 20°;
MODERADAS: entre 20° e 40°;
SEVERAS: acima de 40°.
POR LOCALIZAÇÃO
A classificação topográfica diz respeito a região da coluna vertebral onde a curva está localizada, podendo ser na região cervical, cervico-torácica, torácica, toracolombar ou lombar.
Vale lembrar que é possível ter mais de uma curva, a famosa escoliose em “S”, onde vemos uma curva na região torácica e outra na região lombar.
Nestes casos chamamos a curva maior de curva principal e a curva menor de compensatória.
Entenda mais sobre a Escoliose
A escoliose é silenciosa e é uma das deformidades mais comuns da coluna vertebral, tendo como característica principal a coluna inclinada para um dos lados, que está torcida ao redor do seu eixo e que frequentemente apresenta uma retificação quando vista de perfil.
É possível evitar a necessidade de tratamento cirúrgico da escoliose quando o tratamento não cirúrgico é feito de forma responsável, consistente e no tempo certo, utilizando a ciência como norteadora das condutas para um tratamento de sucesso.
Embora existam outros tipos de escoliose, a mais comum é a escoliose idiopática, ou seja, que não tem causas conhecidas.
Só ela corresponde a cerca de 80% dos casos, normalmente diagnosticados ao redor dos 14 anos e a prevalência de escoliose na população é de 3%, sendo mais comum nas meninas.
A escoliose é uma doença familiar, tendo componentes genéticos, por isso se há algum caso diagnosticado na família é importante estar atento, pois a chance de ocorrerem outros é grande, ainda que em severidades diferentes.
A escoliose idiopática geralmente acontece durante o crescimento e se agrava nos períodos de crescimento acelerado ou nos chamados “estirões de crescimento”. É justamente por isso que a maior parte dos diagnósticos são feitos entre 11 e 15 anos de idade.
Conheça mais sobre o Tratamento da Escoliose através do Vídeo abaixo
FORMAÇÃO
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano - UFRGS;
Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS;
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista - IPA;
Formada e única instrutora brasileira da abordagem SEAS (Scientific Exercise Approach to Scoliosis), da Itália, onde foi Trainee no ISICO (Instituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale);
Membro da SOSORT (Society on Scoliosis Orthopaedic Rehabilitation Treatment);
Organizadora do Congresso Brasileiro de Escoliose e do Encontro Gaúcho de Escoliose.
Pesquisadora no campo da escoliose, com artigos publicados (acesse através do meu currículo Lattes).