top of page

Como prevenir quedas em idosos?

Estima-se que em 2025, a população mundial de pessoas com mais de 60 anos seja de 1,2 bilhões de pessoas. Até 2050, a tendência é de que esse número aumente para 2 bilhões, sendo 80% nos países em desenvolvimento.


Sabemos que os idosos, por terem tendência de permanecerem períodos prolongados em casa, representam uma população mais exposta ao isolamento social e inatividade física, o que, além de trazer prejuízos na saúde mental, deixa essa população mais suscetível ao risco de quedas. Aproximadamente 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem quedas a cada ano e a frequência das quedas aumenta com a idade e o nível de fragilidade do idoso.


O grande problema das quedas é a probabilidade aumentada de lesões graves, como por exemplo danos cerebrais e fraturas de colo de fêmur (quadril), gerando períodos prolongados de hospitalização. Após as quedas, 20% dos idosos morrem em um período de um ano depois da fratura do quadril. Adicionalmente, as quedas podem resultar maior dependência, perda de autonomia, confusão mental, imobilização e depressão, que levarão a restrições ainda maiores nas atividades diárias.





Dentro desse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos propõe a ideia de “Envelhecimento Ativo”, lançando mão de estratégias que incrementem a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. A fisioterapia domiciliar se insere nesse panorama, pois além de reabilitar problemas de saúde já existentes, proporciona um olhar atento ao ambiente em que o idoso vive, podendo auxiliar na realização de adaptações necessárias, além de inserir a prática de exercícios físicos, recomendada a toda a população idosa, que promove incremento da força muscular, contribui para manter ossos, músculos e articulações saudáveis, melhora  o equilíbrio, a mobilidade e o tempo de reação a perturbações externas, prevenindo, assim, o risco de quedas e devolvendo a funcionalidade ao indivíduo.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page