Dor de cabeça (ou cefaleias) é um sintoma comumente relatado e com uma variedade de causas, podendo ser grave ou benigna e é definida como dor em qualquer região da cabeça. As dores de cabeça podem ser classificadas em dois grupos distintos: 1) Cefaléia primária (ex.: migranea, tensional, em salvas) e 2) Cefaléia secundária (ex.: cervicogênica).
Estudos apontam a possível RELAÇÃO entre alguns tipos de cefaleia com dor na região cervical e que o tratamento com fisioterapia do região cervical podem melhorar os sintomas de dor de cabeça;
É extremamente comum que pessoas com dor de cabeça tenham sintomas no pescoço e também região orofacial (disfunções temporomandibulares) porém a literatura não comprova a relação causa-efeito.
Tratamentos e Técnicas de Fisioterapia
para Dor de Cabeça e Enxaquecas
Realizamos um atendimento individual, personalizado e focado nas necessidades de cada paciente.
Avaliação
Reservamos 1h 30 min para o primeiro encontro com o paciente.
A avaliação fisioterapêutica tem como objetivo descartar possíveis causas graves por trás dos sintomas.
A partir desse ponto, é realizado um rastreamento das estruturas da coluna cervical e definido o tratamento.
Tratamento
Quantas vezes por semana?
Normalmente os encontros são semanais e o paciente é acompanhado constantemente, para solucionar eventuais dúvidas ou adaptações necessárias.
Quanto tempo de tratamento?
Segundo as diretrizes de prática clínica, a maioria dos pacientes estará recuperado após realizar de 1 a 6 atendimentos, mas somente após a avaliação poderemos prever o tempo necessário para cada caso.
Técnicas
Utilizamos somente condutas apoiadas pela ciência. A tomada de decisão sobre as técnicas sempre é acordada com cada paciente.
As técnicas abaixo são grandes aliados no tratamento fisioterapêutico dos sintomas de cefaleias:
-
Terapia manual (mobilizações articulares),
-
Desativação de pontos gatilhos (técnicas manuais e agulhamento a seco),
-
Exercícios e auto-manejamento.