A estenose lombar é uma das principais causas de dor lombar e é associada a incapacidade e importantes limitações funcionais. Dados apontam que a estenose afeta de 11 a 38% da população acima dos 62 anos. Dessa forma, a prevalência e impacto econômico da estenose lombar tendem a aumentar à medida que a expectativa de vida também aumenta.
A estenose é um processo degenerativo comum ou congênito, e causa um estreitamento do canal espinhal central, recesso lateral ou forame intervertebral e consequente compressão das estruturas neurovasculares.
Os sintomas geralmente são descritos como: claudicação neurogênica ( caminhar mancando devido a dor/fraqueza nas pernas), dor nos glúteos, coxas, pernas ou panturrilhas, fraqueza, câimbras e/ou alterações sensoriais, precipitada por período longo de permanência em pe é ou caminhando, que alivia ao sentar , inclinando ou flexionando o tronco a frente, podendo ou não haver dor lombar associada.
A história natural é favorável: 60% dos pacientes se recuperam bem. Porém, cerca de 30% não se recupera bem, e destes, muitos operam. A cirurgia melhora clinicamente os sintomas a curto prazo, porém, a médio e longo prazo, não há diferença entre pacientes que operam ou não operam.
Por ser uma condição que acomete principalmente idosos, nós aqui da Clínica Linear oferecemos atendimento domiciliar e obtemos ótimos resultados nestes casos. Como o principal objetivo é controle da dor (
através de posicionamentos e exercícios muito simples) e aumento da funcionalidade, é totalmente viável que o atendimento seja feito em casa mesmo que com poucos recursos.
Comments