A dor na região lombar afeta 9 em cada 10 pessoas durante a vida, aumentando a frequência a partir dos 60 anos. Normalmente, perdemos a capacidade de realizar tarefas básicas do dia a dia (trabalhar, cuidar da casa, atividade física) durante uma crise de lombalgia. Por outro lado, sabemos que raramente os sintomas são causados devido a algum dano grave à coluna vertebral ou mesmo por uma hérnia de disco.
Segundos as diretrizes de tratamento da dor lombar, ela pode ser classificada quanto ao mecanismo (bandeiras vermelhas; radiculopatias - hérnia de disco; primárias ou inespecíficas) e ao tempo (aguda ou crônica).
O fisioterapeuta é profissional de primeiro contato e capacitado para avaliar e tratar pacientes com dor na coluna, auxiliando no retorno às atividades físicas, trabalho e demandas específicas de cada caso.
Aqui na Vertical de Dor Clínica Linear, realizamos um atendimento individual, personalizado e focado nas necessidades de cada paciente. O processo de recuperação compreende as seguintes etapas:
Avaliação: reservamos 1h 30 min para o primeiro encontro com o paciente. Neste momento, realizamos uma avaliação detalhada, exame físico e já iniciamos o tratamento;
Tratamento: normalmente os encontros são semanais e o paciente é acompanhado constantemente, para solucionar eventuais dúvidas ou adaptações necessárias. Segundo as diretrizes de prática clínica, a maioria dos pacientes estará recuperado após realizar de 1 a 6 atendimentos, mas somente após a avaliação poderemos prever o tempo necessário para cada caso.
Como é feito o nosso tratamento (técnicas)
Utilizamos somente condutas apoiadas pela ciência. A tomada de decisão sobre as técnicas sempre é acordada com cada paciente.
Terapia manual com mobilizações e manipulações articulares, liberação miofascial, agulhamento a seco
exercícios de preferência direcional (MDT Mckenzie); exercícios específicos, resistidos, controle motor, mobilidade
eletroterapia (laser baixa frequência, TENS)
retorno às atividades
Comentarios