Esse é uma assunto muito debatido entre profissionais da saúde e também uma crença muito forte entre os pacientes: se eu tenho (ou acho que tenho) uma alteração na minha postura, isso pode estar relacionado com a minha dor ou trazer problemas futuros.
A ciência tem nos mostrado, com muita consistência, que a postura não é um grande problema na nossa vida e que provavelmente não está associada a queixas de dor.
O que sabemos (e isso tem muita evidência!) e que ficar muito tempo na mesma posição e ser sedentário são os principais fatores que podem contribuir para o surgimento das dores na coluna.
Então vamos lembrar de algo importante: não existe exercício ideal para dor nas costas, e o que vale mesmo é se mexer mais!
Exercícios de pilates, musculação, yoga, caminhadas e até mesmo a natação e corrida podem te ajudar muito a viver sem dor nas costas!!
Procure um profissional especializado para te ajudar e viva uma vida plena, sem deixar a dor na coluna de impedir de trabalhar, dirigir, praticar atividade física e te limitsar no convívio familiar e social.
Texto redigido por Patrícia Montes, fisioterapeuta responsável técnica da Vertical de Dor
Comments