Avaliação do Paciente com Dor
Seguindo as diretrizes de prática clínica mais atuais, o fisioterapeuta é profissional de primeiro contato e é capacitado para receber pacientes com queixa de dor mesmo sem avaliação médica. A triagem do paciente com queixa de dor é extremamente importante pois é nesse momento que serão rastreadas as possíveis causas dos sintomas.
A avaliação fisioterapêutica inclui anamnese (entrevista), testes funcionais e investigativos, mapeamento sensório-motor, rastreamento de bandeiras vermelhas ( possíveis causas graves ~representa menos de 4% dos casos ~) e utilização de questionários coma finalidade de identificar a influência de fatores psicossociais (níveis de estresse, ansiedade e funcionalidade).
Tratamento fisioterapêutico do paciente com dor
No momento seguinte a avaliação, o fisioterapeuta traça metas e objetivos, compartilhando as decisões juntamente com o paciente e utilizando a ciência como pano de fundo nas tomadas de decisão terapêutica.
As técnicas de reabilitação suportadas pela ciência incluem (considerando preferências do paciente):
educação em dor, técnicas manuais de mobilização e manipulação articular, exercícios terapêuticos ativos e específicos, terapia manual e agulhamento a seco em pontos-gatilho.