SEAS (Abordagem Científica ao Exercício para a Escoliose) é uma das poucas abordagens para o tratamento da escoliose baseada em exercícios específicos. Ela se espalhou pelo mundo graças a eventos de treinamento organizados ao longo de anos em todos os cinco continentes.
O que é SEAS, em resumo? Esses exercícios específicos são variados e atualizados continuamente para evitar o tédio e estimular cada vez mais nosso sistema nervoso e coluna com uma auto-correção personalizada para cada curva.
Alguns dados rápidos
Desde 2010, foram implementados 272 programas educacionais, dos quais 115 na Itália e 157 no exterior, levando ao treinamento de mais de 6.000 terapeutas.
"O interesse coletado, em conjunto com as evidências científicas publicadas de que a abordagem é válida, nos levou a aceitar as crescentes demandas para o treinamento de professores locais que começaram a programar cursos mais capilares em diferentes países", explica Michele Romano, diretor da fisioterapia do Isico e responsável pelos cursos SEAS. "Isso nos permitiu direcionar esforços até para áreas geográficas onde ainda não éramos capazes de levar nossa abordagem".
Participantes credenciados desde 2011 em cursos no exterior: https://en.isico.it/seas-participants-accredited-since-2011/
SEAS versus Schroth
Um destaque na difusão que o SEAS compartilha com outro método, o Schroth, nascido na Alemanha no início do século passado: ambos são reconhecidos como confiáveis pela Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e de Reabilitação da Escoliose (SOSORT), mas apresentam diferenças não secundárias. Uma delas é a facilidade de aprendizado e execução dos exercícios, assim como a correção ativa que os pacientes aprendem a praticar.
No Schroth, os alinhamentos ativos da coluna, ensinados pelos terapeutas aos pacientes auditivos, são caracterizados por consideráveis dificuldades na execução e, sobretudo, na execução objetiva e complexa do programa em casa, que os protocolos clássicos preveem, mas é difícil de realizar sem o apoio do terapeuta.
Em um estudo publicado este ano, os autores entrevistaram 173 profissionais que tratam escoliose usando o método Schroth na Europa e na América. 52% desses operadores declararam usar um método diferente em combinação, e em 37,9% dos casos, a abordagem diferente é o SEAS.
É por isso que um número crescente de fisioterapeutas treinados com Schroth integra o tratamento clássico com exercícios SEAS para ajudar os pacientes menos habilidosos, mantendo um tratamento que dura anos. Um dos principais obstáculos para continuar esses tratamentos é o tédio causado pela repetição de um pequeno grupo de exercícios, que os pacientes realizam ao longo da terapia.
Muitos terapeutas que aplicam o Schroth tentam superar as fraquezas do primeiro método ensinando os exercícios SEAS mais simples e dinâmicos. Nos centros da Isico na Itália, o SEAS oferece sessões de aprendizado de 60 a 90 minutos, com frequência mensal, bimensal ou trimestral, dependendo da fase do tratamento. Após essas sessões, os pacientes podem realizar os exercícios por conta própria em casa. Isso reduz significativamente os custos, combinando qualidade (aprendida nos Centros Isico) com conveniência (exercícios em casa ou perto de casa).
SEAS: o futuro próximo
"No futuro, anteciparemos o treinamento de outros professores locais que cobrirão áreas cada vez maiores do globo", conclui Romano, "e a abordagem SEAS se espalhará cada vez mais". O Isico estará envolvido no design de instalações de reabilitação em diferentes continentes dedicadas à aplicação do SEAS, para que possam ser treinados especialistas no local que cuidem de um número crescente de pacientes.
Texto traduzido do site do ISICO, disponível em https://en.isico.it/2023/12/12/seas-in-short-quick-data-courses-and-future/
Cenário Brasileiro
No Brasil, 2022 foi marcado como o ano do retorno da Certificação Internacional na Abordagem SEAS ao país. Após um longo período de treinamento, a Dra. Isis Navarro assumiu como Instrutora Oficial autorizada pelo ISICO dos dois módulos do programa de certificação, facilitando o acesso aos profissionais brasileiros aos aprendizados dessa certificação internacional.
Em 2023 foram realizadas três turmas de SEAS I e uma turma de SEAS II, treinando 78 profissionais e alcançando todas as regiões de nosso país continental. Um resultado incrível, aproximando os profissionais dos mais interessados, os pacientes. Em 2023 também tivemos o 1º Encontro Comunidade SEAS, com a ilustre presença do Dr. Michele Romano, da Dra. Isis Navarro e profissionais certificados de todo o Brasil, aproximando esse grupo de profissionais de excelência, potencializando ricas trocas e possibilitando dialogar com um dos criadores da Abordagem.
Para 2024 já temos duas turmas previstas (SEAS I e SEAS II), com vagas praticamente esgotadas, reforçando nosso compromisso de seguir disseminando os conhecimentos da Abordagem SEAS no Brasil e levando-a para ainda mais perto dos pacientes. Planejamos também realizar mais um encontro da Comunidade, estreitando os laços criados e privilegiando os aprendizados que esses encontros propiciam.
Agradecemos muito pela receptividade e acolhida dos profissionais brasileiros. Contem conosco para seguirmos em frente, transformando a realidade do tratamento da Escoliose no Brasil!
Boas festas e um 2024 incrível para todos nós!
Commentaires