top of page

Quem tem dor nas costas pode fazer atividade física?

A resposta é simples e direta: sim, com certeza sim!


Existe muitos estudos científicos de qualidade metodológica

que comprovam que atividade física é o melhor tratamento

para quem sofre com dores. O grande desafio, para clínicos

e para os pacientes é ajustar a dose (quantidade, carga,

tempo e frequência) e encontrar qual exercício é viável para o paciente realizar.


Como a adesão a atividade física, devemos escolher a atividade que o paciente gosta minimamente de fazer e a partir daí, ajustar a EXPOSIÇÃO GRADATIVA do paciente ao exercícios escolhido. O efeito benéfico do exercício é neurofisiológico e não isolado na articulação ou na parte do corpo dolorido, ou seja: queremos estimular o cérebro a liberar a nossa própria farmácia analgésica e dessa forma, reduzir a dor. Então é uma crença errônea profissionais de saúde acreditarem que é preciso reduzir a dor do paciente a zero para inserir exercícios, pois é justamente os movimentos ativos que iram proporcionar a liberação dessas substâncias pelo cérebro.


Paciente com dor na coluna pode fazer agachamentos com carga? Sim!

Paciente com dor na coluna pode correr? Sim!

Paciente com dor na coluna pode fazer atividades de impacto? Sim!


Paciente com dor na coluna podem fazer todas atividades físicas desejáveis porém tem que ser expostos a isso de forma GRADATIVA! Uma boa forma de fazer isso é usar a Escala Numérica de Dor para ajustar a dose da atividade física e trabalhar em uma margem de segurança onde o paciente pode sentir um desconforto nota 5 na escala que vai de 0 (nenhuma dor) até 10 (pior dor imaginável). Por exemplo: o paciente irá realizar caminhadas diárias de 20 minutos (tempo ideal para alcançarmos efeito analgésico) e pode sentir desconforto que vai até nota 5/10. Porém, se antes de fechar os 20 minutos o paciente começa a sentir dores mais intensas do que 5/10 a atividade deve ser interrompida e iremos trabalhar com um tempo/intensidade/velocidade menor no dia seguinte. Isso é exposição gradual a atividade física!

O mesmo raciocínio serve para atividades com carga, corridas, natação...todos exercícios! Usamos a intensidade da dor para guiarmos a intensidade!

Procure um fisioterapeuta capacitado para te ajudar!



Texto redigido por Patrícia Montes, fisioterapeuta e diretora técnica da Vertical de Dor da Clínica Linear.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page