top of page

Entenda melhor a regressão espontânea hérnia de disco


The inflammatory response in the regression of lumbar disc herniation. Cunha et al. Research e Therapy (2018) 20:251



A hérnia de disco lombar é a um dos principais fatores que contribuem para a queixa de dor lombar e afeta cerca de 9% da população mundial e é associada a um alto impacto econômico e tende a aumentar conforme aumenta a expectativa de vida da população. A hérnia de disco pode ser associada à ruptura anéis fibrosos disco e extrusão núcleo pulposo estimulando as fibras nervosas, causando dessa forma dor. Importante lembrar: hérnias de disco são encontradas em 30 a 40% de pessoas assintomáticas e somente deve ser associada a queixa do paciente e a avaliação clínica dever ser soberana ao exame de imagem.

Os tratamentos para hérnia de disco, assim como as discopatias degenerativas de forma geral, podem ser divididas em tratamento conservador (fisioterapia e medicação) versus tratamento cirúrgico e a tomada de decisão é clínico-paciente dependente. Ou seja, o paciente deve ser informado sobre critérios prognóstico, riscos e benefícios. Os sintomas associados à hérnia de disco podem desaparecer espontan

eamente sem nenhum tratamento cirúrgico e, em alguns casos, a remissão dos sintomas é acompanhada da redução do tamanho da herniação discal através dos estudos do exame de imagem. O fenômeno é conhecido como regressão espontânea, e pode ser parcial ou completo. Estudos recentes demonstram que quanto maior a herniação do disco ou quando há sequestro, maior a chance de regressão, podendo ser esta regressão parcial ou completa. Este fenômeno regressão da hérnia ocorre principalmente no nível de L4-L5 que é também onde existe a maior ocorrência de hérnia de disco.

Pesquisas apontam que pacientes que operam precocemente a hérnia de disco aliviam mais rápido os sintomas a curto prazo, porém a longo e médio prazo os resultados se igualam a quem não operou. Por outro lado, pacientes com dor persistente, déficits neurológicos, disfunções intestinais e urinárias, permanecem fortes candidatos à cirurgia precoce. Porém, ainda assim é difícil prever quais pacientes parecem beneficiar-se mais do tratamento conservador e que terão regressão espontânea da hérnia.

Existem 3 principais hipóteses para o fenômeno da regressão espontânea:

1) Desidratação gradual do fragmento herniado;

2) A tensão aplicada pelo ligamento longitudinal posterior provoca a retraçãodo fragmento herniado de volta ao espaço intervertebral;

3) Degradação enzimática e fagocitose, induzidas por reação inflamatória e neovascularização. Esta é a hipótese mais estudada e com maior suporte até o momento.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page